quinta-feira, 25 de junho de 2015

Como montar uma tábua de queijos


Seja para degustar com um bom vinho no lugar do jantar ou até mesmo para acompanhar uma cervejinha com os amigos em um happy hour em casa, uma boa tábua de queijos nunca decepciona. E sim, você não precisa ser um maître fromager para comprar alguns queijos e levá-los à mesa, mas algumas dicas podem deixar sua tábua ainda mais bonita e, principalmente, apetitosa. Não há regras, mas o grande segredo é pensar bem nas melhores combinações e escolher com carinho os acompanhamentos.
O protagonista da tábua de queijos é, lógico, o queijo. Mas às vezes a gente quer caprichar tanto nos complementos que acaba tirando o foco. Por isso, lembre-se sempre disso e eleja entre 3 e 7 tipos diferentes de queijo. Para que a degustação seja mais interessante, misture seus fromages preferidos, de texturas e sabores variados, incluindo os mais macios (como o Brie e o Camembert), os mais firmes (como o Comté e o Emmental) e os azuis com fungos (como o Gorgonzola e o Bleu D’Auvergne).
Para cada pessoa, calcule cerca de 150g. a 200 gramas. E o melhor é que sobre em vez de faltar, pois um queijo delicioso em casa nunca é demais, certo? ;)
Como sempre, quanto mais colorida e diversificada ficar a mesa, melhor. Por isso, você pode complementá-la com frutas frescas ou secas, castanhas e oleaginosas, outros frios, azeitonas, mel e geleias (que combinam perfeitamente com o Brie e o Camembert). O importante é não escolher itens com sabores muito marcantes, apimentados ou intensos para que não se sobreponham aos dos queijos.
Pães são indispensáveis para acompanhar: providencie pelo menos dois tipos com diferentes texturas, como os mais macios, integrais ou com grãos, e torradas ou biscoitos mais crocantes.
Depois de ter providenciado todos os ingredientes, comece a montagem higienizando uma ou mais tábuas, que podem ou não ser do mesmo tom. Lave-as e enxugue-as bem e deixe-as em local aberto por algumas horas para que sequem completamente. Os queijos podem, alternativamente, ser servidos em pratos, bandejas ou pedras de ardósia.
Separe, também, algumas facas, específicas para queijo ou não – neste caso, dê preferência às de espessura mais fina e sem serra –, além de potinhos para os acompanhamentos e cestas para os pães. Caso não tenha um conjunto ou utensílios que combinem entre si, escolha os mais diferentes uns dos outros para que sua mesa fique ainda mais interessante.
Tente organizar os queijos sugerindo uma ordem de degustação que vai dos tipos mais suaves aos mais marcantes, para que um sabor não se sobreponha ao outro. Uma sugestão de ordem seria Saint-Paulin, Brie, Emmental, Comté e Roquefort. É importante que os queijos estejam em temperatura ambiente.
Você pode já cortar as peças de queijos ou então fazer alguns cortes iniciais para orientar. Geralmente os redondos são cortados em gomos e depois em fatias a partir das pontas. Nos quadrados, você pode fazer fatias ou cubos. Os cilíndricos rendem boas fatias. Entretanto, faça da maneira como preferir.
Depois disso, acondicione os complementos e coloque-os também sobre a tábua.
Caso vá servir os queijos com vinhos, providencie um tipo mais leve para acompanhar os queijos mais suaves e outro encorpado, que combina melhor com os mais fortes. Também é possível harmonizá-los com cervejas especiais, espumantes, vodka, whisky, saquê, vermutes, licores, destilados de frutas e até conhaque. Experimente novas combinações!
Para a minha tábua, essa da foto aí em cima, eu usei os seguintes itens: mini-pão ciabatta e torradinhas, geleia de frutas vermelhas (sem açúcar), Brie, mix de oleaginosas (amêndoas, avelãs e pistaches), mini Saint-Paulin light, Gorgonzola, Gouda e azeitonas verdes.
Fonte: cozinhando para 2 ou 1.com

Leia Mais

sábado, 20 de junho de 2015

Bolo de fubá com leite condensado e leite de coco


Ingredientes:
3 ovos
2 colheres (sopa) de manteiga
1 lata de leite condensado
½ xícara (chá) de leite
1 xícara (chá) de leite de coco
2 ½ xícaras (chá) de fubá
1 colher (sopa) de fermento em pó químico
Modo de preparo:
Bata as claras em neve e reserve. Numa batedeira, bata as gemas com a manteiga e o leite condensado até formar um creme. Acrescente o leite, o leite de coco e o fubá , bata até formar uma massa homogênea. Desligue a batedeira misture o fermento. Junte as claras em neve e misture ao creme. Coloque em uma forma de buraco ao meio (ou forminhas individuais) untada e enfarinhada. Asse em forno médio 230°C pré-aquecido por aproximadamente 55 minutos ou até dourar. (Faça o teste do palito)
Fonte: na cozinha da margo.blogspot .com

Leia Mais

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Quibe assado


1 - Em uma vasilha deixe o trigo para quibe de molho por 5 horas lembrando-se de trocar a água por pelo menos 3 vezes. Depois escorra a água da vasilha e torça o trigo em um guardanapo limpo até que tenha ficado bem enxuto. Reserve.
2 - Em outra vasilha tempere a carne moída com o o alho, a cebola ralada, o sal, a pimenta do reino branca, o orégano, a salsinha, a cebolinha e o azeite. Misture bem e adicione o tomate, o pimentão, o ovo, a azeitona preta e a água mexendo com uma colher como se fosse uma massa de bolo.
3 - Por último vá misturando o trigo e a farinha de trigo com os outros ingredientes. Unte uma assadeira com um pouco de óleo ou margarina e espelhe a massa do quibe como se fosse um bolo pela assadeira. Asse em forno aquecido a 180º por mais ou menos 20 minutos ou até que a carne esteja bem douradinha. Sirva sozinho ou acompanhado de arroz branco.
Copiei.

Leia Mais

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Bolo de banana com farofa doce na cobertura


Ingredientes:
Farofa:
6 colheres de sopa (60g) de farinha de trigo 70% integral
6 colheres de sopa (75g) de açúcar mascavo
3 colheres de sopa (42g) de manteiga sem sal (temperatura ambiente)
¼ colher de chá de canela em pó
Bolo:
1 e 1/3 xícaras (233g) de farinha 70% integral (usei 70% de farinha integral e 30% de farinha branca)
1 colher de chá de fermento em pó
½ colher de chá de bicarbonato de sódio
½ colher de chá de sal
1 xícara (255g) de bananas, bem maduras e amassadas ligeiramente com um garfo
3 colheres de sopa de leite integral
1 colher de chá de extrato de baunilha (usei a fava)
½ xícara (113g) de manteiga sem sal (temperatura ambiente)
1 xícara (200g) de açúcar demerara
1 ovo grande, levemente batido com um garfo
Modo de fazer:
Farofa doce: Em um bowl misture a farinha, o açúcar, a manteiga e a canela com as pontas dos dedos até obter uma farofa rústica. Leve à geladeira.
Bolo: Pré-aqueça o forno a 180°C, unte com manteiga e polvilhe com farinha uma forma redonda de 20cm.
Em um recipiente pequeno coloque a farinha, peneire o fermento, o bicarbonato de sódio e o sal e reserve.
Em outra tigela coloque as bananas amassadas e misture o leite e a baunilha.
Na tigela grande da batedeira, usando o batedor em formato de pá, bata a manteiga e o açúcar em velocidade médio-baixa até obter um creme fofo, 2 a 3 minutos. Junte o ovo e bata até incorporar completamente. Adicione a mistura de banana e bata até misturar(a massa vai parecer talhada, mas é assim mesmo). Agora, na velocidade mais baixa da batedeira, junte aos poucos os ingredientes secos reservados, batendo somente até incorporá-los.
Transfira a massa para a forma preparada e alise a superfície com uma espátula de silicone. Espalhe a farofa reservada sobre a massa e leve ao forno até o bolo dourar e ficar firme ao toque, cerca de 40 minutos (faça o teste do palito).
Transfira para uma gradinha e deixe esfriar completamente na forma antes de cortar e servir.
Postado por Eline Prand

Leia Mais

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Pudim de pão salgado


Ingredientes:
4 pães franceses picados em cubos médios (200 g)
100 g de champignons picados em 4 partes
80 g de presunto picado
80 g de ervilha
100 g de file de frango cozido e desfiado
2 colheres (sopa) de salsinha picada
150 g de queijo parmesão ralado
4 ovos
2 gemas
700 ml de leite
1 sachê de caldo de frango
sal e pimenta-do-reino moída a gosto
Preparo:
1°- Numa tigela coloque os pães franceses picados em cubos médios, o champignons picados em 4 partes, o presunto picado, a ervilha, o de file de frango cozido e desfiado, 2 colheres (sopa) de salsinha picada, o queijo parmesão ralado e misture bem.
2°- Coloque numa outra tigela os ovos, as gemas, o leite, o sachê de caldo de frango, sal e pimenta-do-reino moída a gosto e misture.
3°- Num refratário (23 cm x23 cm) untado com manteiga coloque a mistura de secos (feita acima), regue com a mistura de líquidos (feita acima) e deixe descansar por 15 minutos. Leve para assar em forno médio pré-aquecido a 180°C por +/- 1 h ou até dourar. Retire do forno e sirva em seguida.
Fonte: receitas mastercook.com

Leia Mais

Meus Selinhos, Meus Prêmios...

  ©Template Culinária da Ligia by Silmara Layouts