quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Presentão de ANO NOVO

Seleção de massas para torta escolhidas por mim, especialmente para as amigas deste blog.
Sei que cada uma deve ter a sua massa “especial”, mas temos sempre aquela ânsia de aprender, inovar... O velho caderninho agradece.
Seleção 4 x 1
Massa podre doce (básica)
A massa que proponho utilizar nesta receita é um tipo de massa podre, com saber suave de baunilha e residual de manteiga. Delicia! Esta massa pode ser utilizada para torta de limão, tortelete, torta de chocolate, etc.
Ah, lembre-se de não substituir a manteiga por margarina e nem o açúcar de confeiteiro por açúcar refinado, porque o resultado fica diferente.
Massa:
300 gramas de farinha de trigo
1 pitada de sal
100 gramas de açúcar de confeiteiro
150 gramas de manteiga
1 ovo
1 colher (chá) de açúcar de baunilha
Junte a farinha peneirada, o sal, o açúcar de confeiteiro, a manteiga, o ovo e o açúcar de baunilha, misture até os ingredientes se ligarem. Espalhe em forma untada de fundo removível (28 cm de diâmetro). Asse em forno médio até que fique levemente dourada.
Copiei.
Massa de torta com aveia
Ingredientes:
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
120 gramas + 2 colheres (sopa) de manteiga
1 xícara de açúcar cristal
1/2 colher (chá) de fermento em pó
1 ovo
1 pitada de sal
2 e 1/2 xícara de aveia
1 colher (café) de açúcar de baunilha
Modo de preparo:
Em uma vasilha junte a farinha peneirada, a aveia, 120 gramas de manteiga em temperatura ambiente, o açúcar, o ovo, a baunilha, o fermento e o sal. Misture com as mãos até que forme uma farofa. Reserve 1/3 da massa para cobrir o recheio. No restante da massa, acrescente as 2 colheres de sopa de manteiga, misture, os ingredientes devem se ligar. Forre o fundo de uma forma redonda de fundo removível (26 cm) com os 2/3 da massa.
Caso a massa já esteja dando liga, sem que seja necessário acrescentar as 2 colheres adicionais de manteiga, você pode adicionar um pouco de aveia na parte da massa que será utiliza para cobrir o recheio, esta última não pode ser muito úmida, senão não fica na forma de farofa (grumos).
Fonte: Imagem do sabor.
Massa para torta
Ingredientes:
3 copos de farinha de trigo
250 gramas de margarina
1 copo de açúcar
1 ovo
1 colher (sopa rasa) de fermento em pó
Modo de preparo:
Junte os ingredientes em uma vasilha, misture com as mãos até ligar todos os ingredientes. Espalhe a massa em forma untada e leve ao forno por 15 minutos ou até dourar ligeiramente.
Meu velho caderninho.
Sugestão de recheio:
Esta receita é fácil e rápida, mas é importante utilizar creme de leite de caixinha, que deve estar gelado e deve ser de uma marca onde o creme de leite seja mais encorpado, como a Parmalat. Já utilizei creme de leite de caixinha das marcas Nestlé e Batavo e a receita não funcionou porque a mousse ficou pouco consistente.
Recheio para torta de limão
2 latas de leite condensado
2 caixinhas de creme de leite gelado da marca Parmalat (400 gramas no total)
Suco de 2 ou 3 limões
Modo de preparo:
Coloque o leite condensado e o creme de leite no liquidificador, misture bem. Acrescente o suco do limão aos poucos, continuando a bater, o creme ficará espesso. Espalhe o creme sobre a massa assada e fria. Enfeite com raspas de limão. Leve à geladeira por pelo menos 6 horas antes de servir. Mantenha a torta refrigerada.
Receita da Wanda. Obrigada amiga, valeu!
Massa de torta da Vovó Cristina
Ingredientes:
2 xícaras (200ml) de farinha de trigo
4 colheres de sopa de manteiga
1/2 lata de Creme de Leite
1 colher de chá de fermento em pó
Modo de preparo:
Em uma tigela misture a farinha com a manteiga, o creme de leite e o fermento até soltar completamente das mãos. Deixe na geladeira por 30 minutos, coberto com filme plástico. Forre com a massa o fundo e as laterais de um pirex e fure com o garfo. Asse em forno médio alto (200 graus), pré-aquecido, por cerca de 20 minutos.
Recheie a gosto.
receitasdavovocristina.blogspot.com

1 comentários:

Anônimo,  14 de janeiro de 2012 07:38  

Que bom já copiei todas no meu caderno de receitas,obrigada.

Meus Selinhos, Meus Prêmios...

  ©Template Culinária da Ligia by Silmara Layouts