terça-feira, 21 de junho de 2011

Cocada branca

Eu particularmente, nunca acertei fazer cocadas. Quem as fazia muito bem era a minha santa mãe (que Deus a tenha). Tem diversos tipos, como de abacaxi, com cenoura, cocada preta (uma delícia), amarela e outras. Como esta é a mais famosa, vai a receita. Espero que alguém acerte e volte para me dizer. Bjs. 
Ingredientes:
400 g de coco fresco ralado grosso
2 e 1/2 xícaras de chá de açúcar
1 e 1/2 xícara de chá de água
1/4 xícara de chá de leite condensado mococa
Óleo de canola para untar
Modo de Preparo:
Unte uma assadeira grande com óleo. Reserve.
Numa panela, dissolva completamente o açúcar na água antes de levar ao fogo. Basta mexer até que o açúcar não esteja mais visível. Leve a panela ao fogo médio e não mexa mais a calda. Quando começar a ferver, passe um pincel com água na borda da panela, para retirar os cristais que se formam e não queimar as bordas. Deixe cozinhar até a calda ficar em ponto de fio médio. (Mergulhe uma colher, levante e verifique se forma um fio.)
Adicione o coco ralado à panela com a calda e misture bem com uma colher. A seguir, junte o leite condensado e continue mexendo até que a mistura comece a desprender do fundo da panela, como se fosse um brigadeiro. Desligue o fogo.
Com uma colher de sopa, distribua colheradas de cocada sobre a assadeira untada. Deixe a cocada esfriar e endurecer um pouco.
Com a ajuda de uma espátula, retire as cocadas da assadeira e transfira para um prato. Sirva fria.
Dica: Se quiser guardar a cocada, deixe esfriar bem e armazene em um recipiente com tampa.
Fonte: Meu velho caderninho.

0 comentários:

Meus Selinhos, Meus Prêmios...

  ©Template Culinária da Ligia by Silmara Layouts