sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Bolo de chocolate especial

Esta receita produz um bolo macio e com muito sabor, costuma-se dizer que é um bolo “condimentado”, resultado da combinação do chocolate com a canela e a baunilha.

Massa:
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
200 gramas de margarina
4 colheres (sopa) de achocolatado em pó
1 xícara de água
1/2 xícara de iogurte natural
2 ovos batidos levemente
1/2 colher (sopa) de bicarbonato de sódio
1/2 colher (sopa) de canela em pó
1 colher (café) de açúcar de baunilha
Cobertura:
100 gramas de margarina
4 colheres (sopa) de achocolatado em pó
6 colheres (sopa) de leite
350 gramas de açúcar Glaçúcar
1 colher (café) de açúcar de baunilha
1 xícara de nozes picadas (opcional)
Preparo da massa:
Misture o açúcar com a farinha em uma vasilha. Leve ao fogo a margarina, o achocolatado e a água, ferver rapidamente. Despeje sobre a mistura do açúcar com a farinha e misture bem. Acrescente os demais ingredientes e misture. Despeje em uma forma retangular untada e asse em forno médio por cerca de 25 minutos ou até que esteja assada.
Preparo da cobertura:
Comece a fazer a cobertura uns 5 minutos antes do bolo estar pronto. Leve ao fogo a margarina, o leite e o achocolatado, deixe derreter e ferver. Retire do fogo, acrescente o açúcar de baunilha, as nozes e o glaçúcar. O glaçúcar deve ser adicionado aos poucos, misturando com uma colher, até que a cobertura fique com uma consistência de média a firme (pode precisar um pouco menos ou um pouco mais do que as 350 gramas do glaçúcar). Espalhe no bolo ao retirar do forno, com a ajuda de uma espátula. A cobertura seca e endurece em contato com o bolo quente.
Dicas: Utilize margarina e não creme vegetal, este último tem reduzido teor de gordura e muita água o que deixa o bolo quebradiço e difícil de desinformar.
Fonte: do livro “Receitas Selecionadas da D. Débora”.

0 comentários:

Meus Selinhos, Meus Prêmios...

  ©Template Culinária da Ligia by Silmara Layouts